quarta-feira, 6 de julho de 2011

Robô humanóide auxilia crianças autistas a interagirem socialmente

São Paulo - Kaspar é do tamanho de uma criança e está sendo utilizado por organizações para estudar seus benefícios educacionais e sociais.

kaspar_88Kaspar, um robô humanóide do tamanho de uma criança, está sendo utilizado por diversas organizações para estudar a interação entre humanos e robôs e seus possíveis benefícios a crianças autistas. O responsável pela criação é o grupo Adaptive Systems Research da University of Hertfordshire, no Reino Unido.

O Kaspar (Kinesics and Synchronisation in Personal Assistant Robotics) não pretende ser perfeitamente realista, e sim o suficiente para interações. O rosto do robô é formado por uma máscara de borracha de silicone, e dois olhos com câmeras de vídeo. O Kaspar pode ainda abrir a boca e sorrir.

O Adaptive Systems Research utiliza o Kaspar para investigar gestos, expressões, sincronia e imitação. O robô ainda pode ser útil a estudos de desenvolvimento e games de interação.

O
European RobotClub estuda, além de questões de interatividade, como construir uma plataforma de robôs de código aberto para pesquisas de desenvolvimento cognitivo.

Esta família de robôs já foi utilizada pelo
Aurora Project, que estudava a possibilidade do Kaspar ser utilizado como ferramenta terapêuticas ou educacional para encorajar a interação social de crianças portadoras de autismo.

Atualmente, o
IROMEC Project reconhece que o Kaspar é um veículo crucial para as crianças aprenderem sobre os e desenvolverem relacionamentos. O enfoque do IROMEC são crianças que possuem problemas cognitivos, físicos ou mentais e não podem brincar. O grupo estuda também como os robôs ajudariam estas crianças a brincarem em grupo e não sozinhas.


Fonte: UOL (Publicada em 19 de junho de 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, comentário, crítica ou sugestão.