quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pulseira wireless permite rastrear pacientes perdidos nos EUA

São Paulo - Equipamento envia sinais de rádio a receptores da polícia e pode ser utilizado por pacientes com Autismo ou Alzheimer.

Quando uma criança autista ou um adulto com problemas mentais se perde, encontrá-los pode ser um caso de vida ou morte. Com a expansão do mercado de tecnologias de busca e salvamento, a LoJack Corp., fabricante de equipamentos para rastreamento de automóveis roubados nos Estados Unidos, anunciou na terça-feira (10/02) o lançamento de um dispositivo destinado a localizar pessoas.

Batizado SafetyNet, o aparelho sem fio se parece com um relógio. Ele funciona via ondas de rádio e emite sinais que ajudam a polícia a localizar o paciente que estiver usando o aparelho no pulso. De acordo com o Wall Street Journal, o uso do equipamento custa em média 25 a 30 dólares por mês.

Nos Estados Unidos há cerca de 5,2 milhões de pessoas portadoras do Mal de Alzheimer. Mais da metade delas apresentam grande facilidade de se perder quando estão caminhando. Já segundo a Associação Nacional de Autismo, nos últimos quatro anos, 14 crianças autistas morreram após terem se perdido, incluindo um garoto de sete anos da Pensilvânia que se perdeu no inverno e foi encontrado quatro dias depois.

O Chief Executive Officer (CEO) da LoJack, Ronald Waters, disse que a companhia espera expandir sua rede em todo o país pelos 1.900 departamentos de polícia que já usam seu sistema de rastreamento de carros. A empresa vai distribuir os receptores gratuitamente.

Fonte: UOL (publicado em 11/02/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, comentário, crítica ou sugestão.