sexta-feira, 9 de março de 2012

Ambiente Familiar e Rendimento Escolar



Os pais são os primeiros professores de uma criança. Se o ambiente familiar que os pais criam é bom, mau ou indiferente, é, no entanto, um factor crítico no processo de ensino/aprendizagem (Strom 1984). Há muitas coisas que os pais podem fazer para tornar o ambiente familiar propício a usar as estratégias de aprendizagem atrás descritas. Algumas das coisas que os pais podem fazer são as seguintes:



*Marcar um lugar e tempo específicos para a criança estudar e fazer os trabalhos de casa. Também conversar com o professor sobre a quantidade de tempo razoável para estudar e fazer trabalhos de casa.



*Dar atenção ao tempo que a criança está a ver televisão e aos programas selecionados.



*Mostrar todo o seu próprio gosto e entusiasmo por aprender. As crianças imitam os pais à medida que crescem



*Fornecer os materiais para suporte da aprendizagem, tais como: os livros, dicionários, enciclopédias e computadores.



*Tornar a criança responsável por tarefas razoáveis. As tarefas razoáveis devem incluir uma decisão conjunta entre pais e filhos.



*Dar pistas à criança sobre quando deve utilizar estratégias que eles conhecem. Por exemplo, uma pista visual (pode ser em forma de marcador de livro) com a palavra "DISSECT" escrita, pode ajudar a criança quando confrontada com uma palavra desconhecida. Ou uma pista verbal " Lembra-te de SLANT" pode lembrar a criança como corresponder quando estiver a conversar com outra pessoa.



*Estratégias de modelação, por exemplo, "pensar em voz alta" quando tiver que resolver um problema.



*Escutar a criança quando ela estiver a falar ou a ler. Também tentar perceber o que não foi dito.



*Preparar um relatório para dar aos professores da criança para eles saberem dos progressos feitos em casa em áreas de interesse mútuo. Antes de o elaborarem, os pais devem discuti-lo com a criança e perguntar-lhe se concorda com ele.



*Iniciar e manter uma relação cooperante com os professores da criança e outro pessoal da escola em assuntos que digam respeito à aprendizagem da criança e outros assuntos afins.



Fonte: http://www.malhatlantica.pt/ecae-cm/aprendizagem2.htm%20









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, comentário, crítica ou sugestão.